terça-feira, fevereiro 21, 2006

Gonçalo

Estou aqui deitada no quarto em silêncio à espera que o meu sobrinho nasça. O Gonçalo ainda não nasceu mas já é teimoso. O tempo de gestação já terminou à quase uma semana e ele não se decide a nascer. “Está no quentinho”, dirão vocês mas nem disso se trata. O Gonçalo está do outro lado do atlântico, em S. Paulo, onde nesta época do ano a temperatura média ronda os 30º e por isso nem do frio o miúdo se poderia queixar. Mas não, está decidido a não sair cá para fora e a fazer-nos a todos desesperar de ansiedade.
A cesariana está marcada para esta noite, pelas 20 horas, na Maternidade S. Luiz. E eu aqui, a 10 horas de distância por avião, sem poder partilhar com os pais esta ansiedade e alegria.
Já com o Bernardo foi assim. São as desvantagens de se viver afastado de quem amamos. Não conheço a sensação de ir à maternidade ver o sobrinho que nasceu à umas horas. Tentar reconhecer as parecenças imaginárias com a tia, o avô ou até uma prima afastada. Sentir o cheiro de um ser acabado de vir ao mundo, ouvir o seu choro envergonhado e sorrir com o seu primeiro sorriso, ou o seu primeiro arrotinho, ou o seu primeiro cocó.
A minha vida tem sido maluca. Todos os dias aprendo e reaprendo novos sentimentos. A minha vida pula e avança a uma velocidade louca. O tempo passa a correr e quase nem tenho tempo para me habituar às novas expressões da minha vida. Mal consegui ainda recuperar o fôlego destas ultimas semanas. E no entanto, neste preciso momento olho para o relógio e o tempo não passa. E o Gonçalo não nasce. Olho para o telemóvel mais uma vez para me certificar de que está ligado, de que tem rede, de que não é por falha tecnológica a falta de notícias.
Há dois anos quando fui conhecer o Bernardo, o meu afilhado querido, tinha ele apenas 2 meses. Era tão pequenino que se perdia no berço. Quando o vi pela primeira vez apeteceu-me chorar, não só de alegria mas também de saudade, desta separação forçada a que a vida nos obriga. Penso nele e esforço-me por não chorar. Saber que perdi o seu primeiro passo, as suas primeiras palavras provoca-me um aperto no peito. Se fechar os olhos recordo as suas brincadeiras frenéticas, o seu sorriso contagiante, a sua teimosia.
A minha vida passou a ser um livro de recordações. Estou a viver de recordações. Recordo a minha família, aquilo que tive um dia. Recordo o meu sobrinho e tento-me lembrar ainda da cor dos seus olhos. Recordo o meu irmão e o seu amor incondicional mas discreto. Recordo a minha cunhada, a sua vida e agitação…
E o Gonçalo, que não nasce!? Agora vejo, que não tenho recordações do Gonçalo. Esta insegurança, esta ansiedade, este nó na garganta que me impede até de falar. Por um miúdo de quem nem sequer tenho recordações. Estranho não é?
Mas lembro-me agora que já o vi. Tenho a foto de uma ecografia. Vejo o seu nariz arrebitado, o seu queixo redondinho e o perfil dos seus lábios. Quando o verei ao vivo? Quando o poderei colocar nos braços e sentir o seu calor, o seu cheiro. Sabem do que falo? Do cheiro de uma criança? O aroma leve de uma pele fina e suave. Um perfume indescritível de tão puro e frágil que é.
Devo ter adormecido, são 1:05 da manhã e o meu irmão acaba de ligar. O Gonçalo já nasceu e está tudo bem. Custou mas lá saiu e a minha família cresceu mais uma vez. Ele é teimoso mas os médicos foram mais e acabou por nascer de parto normal. Sou dupla tia, estou duplamente contente e sou duplamente babada. Não me levem a mal mais este desabafo, mas ser tia é uma alegria incomensurável.

14 Comments:

Blogger Fortunata Godinho said...

Tia, Supé tia! Supé Pims!
Acho que só não chorei pq estou a trabalhar... Parabéns querida.
Parabéns pelo bebé, pelo Sobrinho e por mais um ser a fazer a nossa família crescer.
Que bom, que bom tudo ter corrido bem! Demorou, mas pronto, que seja bem-vindo e que venha para Portuscalle o mais breve possível.
Parabéns também pelo texto. O Fil devia lê-lo. Devias faculta-lo.
És linda.
Xi

10:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Agora queremos ver as fotografias e não as ecografias! Bem, o ideal era mesmo ir a S. Paulo ;)
Beijinhos para a tia, para o gonças, para o bernardo e para os papás babados.

2:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns amiga! De certeza que tu e os teus sobrinhos vão viver muitos e muitos momentos de felicidade! E quando deres por ela eles estão aqui bem pertinho...
Uma beijoca com desejos das maiores felicidades para ti e toda a tua familia linda que está a crescer! Da tua miguita Calaia

3:41 da tarde  
Blogger alyia said...

Oh Gonçalo :) a esta hora já deves estar cá fora neste mundo de malucos :)
BEM VINDO! E BOA SORTE!

11:42 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

Que o Gonçalo nasça bem, são os meus desejos sinceros. E que tu o possas ver em breve. Para não viveres apenas da recordação de uma ecografia; o que já é melhor que nada... Belo post.

Bjs.

10:27 da manhã  
Blogger Maria Liberdade said...

Vai correr tudo bem... e vai dar mts beijinhos à tia.

12:24 da tarde  
Blogger Rui said...

A tia merece. A tia não vai precisar de viver de recordações. A tia tem uma vida pela frente.

Um beijo à tia e ao Gonçalo.

5:06 da tarde  
Blogger Alentejano said...

Muitas felicidades Gonçalo e cá esperamos pelo teu blog.

8:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fiquei TRIPLAMENTE babado e DUPLAMENTE impressionado com as tuas palavras titia. E para te compensar, vais perceber porque sou UNICO na tua vida. Gonçalo.

2:26 da manhã  
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

Sim, concordo, e desde que ser tia ajude depois a ser mãe. Conheço algumas tias que não saiem disso, para quem é mais cómodo estar assim...

Gostei do post sim!

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!

12:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns... Eu tmb fui assim demorada pa nascer tava quentinha protegida de td o k agr me faz sofrer... Kero ser pequenina outra vez...
Sorrisos com beijos =P

5:25 da tarde  
Blogger Sofia said...

Para Funcho:

Ola migo! Obrigado pela preocupação. Está tudo bem com o Gonçalinho. Está a despertar para uma nova vida que se depender da tia vai ser A MELHOR!

Para todos (os meus fãs????ehehhehe):
Para a semana prometo continuar com os post's. É que tenho andado em exames e acabo já esta sexta. Até lá beijocas

9:29 da manhã  
Blogger Alberto Oliveira said...

Estou à espera desse post e entretanto desejo que os exames tenham corrido a teu gosto.

Bjs... de um dos fãs.

11:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

São todos lindos!! O Gonçalo, o seu mano, o pai babado, a mãe - que nem parece ter acabado de dar à luz. Felizes os que nascem em famílias de tão profundos sentimentos

11:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home