domingo, setembro 03, 2006

Laços!

Hoje alguem me fez lembrar da importância dos laços. Qualquer que sejam eles! Laços à terra que nos viu nascer, ou simplesmente aquela que nos viu crescer, os nossos laços familiares ou laços que nos unem a certas coisas, como um livro, uma peça de roupa ou uma simples caneta.
Os laços são tão importantes, tão frutiferos, tão poderosos. Quando temos esses laços sentimo-nos seguros e mais confiantes. Sentimos que pertencemos a algo ou até que temos algo nosso.

Pelo contrário, a ausência de laços assemelha-se a um deserto. Quando estive agora recentemente no deserto do Sahara, a paz, a plenitude, o silêncio e aridez do deserto impressionaram-me. Apesar de maravilhada pela paisagem, não pude deixar de sentir esse mesmo deserto no coração. Chocou-me ter que me confrontar com essa realidade. Enquanto percorrria lentamente uma infima parte daquele deserto, foi como que me deparasse com o meu próprio deserto. Só hoje falando com o meu amigo R. é que me dei conta de que foi isso mesmo que senti. A falta de laços.

O meu amigo hoje fez-me chorar. E ficou triste com isso. Disse que pensava que só me fazia bem. Eu contei-lhe o que descobri tambem recentemente. Que por vezes uma lágrima é mais verdadeira e sentida do que muitos sorrisos e gargalhadas. Engraçado como um médico amigo me caracterizou à minha mãe "aquela alegria e vivacidade, para mim só escodiam uma profunda amargura interior." Os sorrisos escondem muito coisa é certo. Uma lágrima não.

A ti meu amigo, e repito o meu agradecimento, muito obrigado por conseguires tirar de mim aquilo que é mais verdadeiro. Contigo até alguns dos sorrisos o são mesmo.

8 Comments:

Blogger A said...

Desculpa Sofia, mas discordo...

Quantos sorrisos verdadeiros não vi eu e lágrimas de crocodilo também?

Minha querida, não desistas do sorriso redondo e feliz que resulta dos nós e laços que vamos construindo pela vida.

Welcome back!

e deixo-te um sorriso :)

Beijos

1:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Fiquei sem palavras, sabes que podes contar sempre comigo.


Beijinho e bom regresso ao trabalho.

9:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Devolve-me os laços meu amor...
"Toranja"
Sorrisos e beijinhos

7:35 da tarde  
Blogger Fortunata Godinho said...

Pims...
Há quem te consiga ver - para além desses sorrisos e risos. Eu bem vi. Bem vejo.
Mas sabes qiue mais? Sabes o que mais importa? Sabes? Sabes?
É que és forte, que lutas por sorrir e não por chorar.
E assim é que é possível volta e meia, sair a tal lágrima, que limpa, que esvazia e rejuvenesce.

12:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O ano passado vivi o ano mais sofrido da minha vida e uma coisa aprendi: até ao lavar dos cestos, é vindima.

Quem sabe o que ainda vem por aí? Abre as janelas da alma e deixa a luz entrar...

1:54 da tarde  
Blogger PAULO SANTOS said...

desculpa entrar assim de rompante, bruto a interromper! Logo num post nu, intimo e arrebatante! que te descreve!
Aos saltos na blogosfera, de blogg em blogg vamos percorrendo vidas e cantinhos fascinantes. é o caso do teu!
Aterrei por acaso e vou ficar um pouco!
Laços...indiscritiveis! Por vezes sufocantes, anestesiantes... nessa prisão que nos enfeitiça...
Tenho "laços" diversos... triviais e "normais"... mas tenho um com a minha terra...com a minha região que é preciso respira-la para o entender!!!! Falo mal disto, critico, por vezes bruto nego-a e renego-a....a verdade é que a amo e não seria feliz em mais lado nenhum!

um imenso beijo e um convite...

Paulo santos
www.interiornorte.blogspot.com

5:29 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

fazem-se e desfazem-se os laços;
alguns ficam para sempre gravados
pois genéticamente são os nossos traços.
frágeis os laços que se querem amados.


beijinhos e bem-regressada!

3:30 da tarde  
Blogger Sea said...

Os laços são de grande importãncia. Mas, não aqueles laços demasiado atados, que prendem, que deixam um vinco demasiado profundo para ser apreciado :)
Um beijo gde

11:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home