quarta-feira, junho 28, 2006

Futuro

Hoje dei-me conta de uma coisa. Já não penso em ti como pensava. A sério! Já não conto as horas, os dias e os meses sem ti. Perdi a conta, deixou de me fazer espécie, deixei simplesmente de me importar. É um sinal não? Ainda não sei se é bom, não sei se é mau. Sinto que perdi alguma coisa e não sei bem o quê? Sabes aquela sensação quando sais de casa e te falta alguma coisa mas não sabes o quê? É isso que sinto mais ou menos. Sinto que me falta alguma coisa. Mas não sei bem o quê.

Hoje dei-me conta de outra coisa. Que os sentimentos podem ser relativos. Que podemos passar de uns a outros desde que nos apeteça. Mudar, simplesmente. Esquecer. Reconhecer outros sentimentos. Faze-los imortais. Mas diferentes. Igualmente fortes mas redireccionados. Já não é amor, paixão, carinho, amizade. É talvez um misto de tudo, sem ser nada em concreto.

Hoje dei-me conta de que jamais amarei de novo. Não que jamais serei feliz. Apenas que jamais vou amar alguém. Descobri que nem sei bem o que isso é, isso do Amor . Não sei amar, se calhar nunca o soube verdadeiramente. E por isso também hoje sei que não o quero mais.

Hoje tenho a certeza que vou ser feliz. Não porque já o sinta. Não porque veja a “luz ao fundo do túnel”. Apenas porque descobri que só nós podemos dar o valor que queremos ás coisas. Creio que sempre valorizei demasiado tudo. Sempre exagerei nos sentimentos. Fossem eles o que fossem. Bons ou maus. Sempre fui exagerada. Não existem pessoas muito boas nem muito más. Apenas têm o valor que lhe queremos dar.

Hoje descobri que não amo ninguém (nenhum homem bem entendido, a família está de parte aqui!) e que também não odeio ninguém. Hoje cheguei ao meu ponto de equilíbrio. E sinto-me bem assim. Não sinto falta de nada mas também não desprezo o que me dão.

Hoje estou de bem comigo, estou em paz. Estou pronta para continuar. Já não tenho dúvidas, receios, amarguras, pedras no sapato. Sinto-me livre para voar. Sei que tudo o que me espera é bom e mau. Tudo tem o seu reverso. Por isso não há nada a temer, a evitar, a lamentar. Apenas dar o valor que quisermos dar.

Hoje não cheguei a lado nenhum, não estou a começar nada, limito-me a percorrer o caminho. Não descobri a pólvora, não inventei a roda, limitei-me a reencontrar o caminho. E o caminho é este, o que hoje percorro.

Hoje. Hoje e amanha serei sempre aquilo que agora sou. E o caminho é este. E é este que vou percorrer até ao fim.

21 Comments:

Blogger Ana said...

Olha aqui a pirralha a falar para a prima mais velha: "Lembra-te que as pessoas e as coisas só têm a importância que nós lhe damos.... é tudo tão relativo que se caíres no caminho de voltar a amar um homem, pumba... nada poderás fazer contra isso! Isto mesmo que não estejas à procura dessa ruela, claro"

8:23 da tarde  
Blogger Tânia Magalhães said...

Palmas e abraço emocionado!
Sinto neste "post" uma belo salto!
No caminho que agora de apetece percorrer vão surgir outros acontecimentos imprevistos, uns bons, outros nem por isso. Recebe-os a todos com a vontade de aprender sempre algo mais e evoluir sempre.
Beijocas

10:22 da tarde  
Blogger Unknown said...

Adorei o k li, gostei muito, parabéns

11:49 da tarde  
Blogger Fortunata Godinho said...

Inveja. Reconhecimento. Palmas.
É isto que sinto depois do que li:
- Inveja, porque queria muito estar como tu, segura, feliz e sem medo de nada.
- Reconhecimento, porque reconheço que isso é que são os pensamentos que interessam - é isso tudo.
- Palmas, porque depois de tudo o que já passaste e depois dos acontecimentos mais recentes, só dá mesmo para aplaudir essa força.
Mas, MAS: never say never again. O Amor está aí sempre à espreita e só Deus sabe se serás atingida novamente ou não. De qualquer modo, se ele vier que venha e, que tu não o afastes!

9:50 da manhã  
Blogger Filipe said...

Dar valor aquilo q realmente tem valor para nós, será sempre uma conquista diaria! Segue o teu rumo... seja ele qual for o caminho... mas não faças mt questao de fechar algumas da janelas q nesse caminho se vão abrindo... sabes bem que... é sempre conveniente sentir a claridade a luz na pele, nos olhos... só assim continuaremos a seguir nosso rumo... no tal caminho...sem ter receio de uma ou outra vez... parar numa dessas janelas e... espreitar,sentir,(e quem sabe saltar pra o outro lado)o q do outro lado possa estar!
Capice?! ;)
beijito* :)

10:54 da manhã  
Blogger caracteresdifusos said...

Que texto maravilhoso, profundo... fez-me pensar e em função disso, produzi o meu post. Sim, calma. O valor das coisas ou pessoas, só o tem porque lhe atribuimos isso enquanto tal.
Calma, o futuro tem sempre novidades. Tudo de bom para ti.
Caracteres.

11:20 da manhã  
Blogger Ana P. said...

Que texto fabuloso.
Que força que mostras em cada palavra...

Força e sorte na tua caminhada

Beijinhos
lalisca

12:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só uma frase poderá ressumir este belo texto:
...apesar de tudo, ainda tenho muitas saudades tuas...

7:59 da tarde  
Blogger nunocavaco said...

Hoje recordo o post de ontem, faz todo o sentido e pode ser que ainda vá a tempo.

Felicidades

12:44 da manhã  
Blogger alice said...

querida sofia,

e hoje? também estás a sorrir?

óptimo! tenho saudades tuas...

desejo-te um bom fim de semana

um grande beijinho,

alice

4:39 da tarde  
Blogger Sea said...

E tem de ser assim mesmo... Caminhar, com os olhos postos no presente e sempre em frente.
Um beijo grande e sempre em frente, ok?

5:03 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

... e só tu, na verdade, poderás traçar o teu caminho, fazer as escolhas que julgas mais correctas e poderes afirmar que alcançaste a tua paz de espírito. Ninguém o poderá fazer por ti.

bjs e óptima semana!

1:30 da manhã  
Blogger Isa e Luis said...

Olá menina,

gostei muito de te ler,

é bom quando conseguimos alcançar o equilibro ao caminhar na estrada da vida.

Beijinhos muitos

Isa

7:56 da tarde  
Blogger Alentejano said...

Grande momento de desabafo e partilha de sentimento.

Beijinhos.

9:35 da tarde  
Blogger DIV de divertida said...

É assim mesmo!
Tá na hora de redescobrires a vida!
Nem sempre é cor de rosa, mas tb é mto gira enquanto div!!!
Quanto a não voltares a amar... Eu aprendi a não dizer " desta água não beberei" e ainda "nunca digas nunca".
E sabes quem me ensinou?
A vida. Depois de div.
bjocas

11:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hoje sorris para no fituro também o fazeres =)

11:53 da tarde  
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

A felicidade constroi-se constantemente em relação, e obrigatoriamente nas boas e más relações, nos bons e maus momentos.

Cumprimentos mixed by jameson 12 anos!!!

1:21 da manhã  
Blogger anamoris said...

O Tempo é um grande conselheiro. Nunca digas nunca. A Vida vive-se dia a dia. Sabes lá o que te reserva o amanhã. Aí é que está o desafio. Beijos.

10:48 da manhã  
Blogger sofyatzi said...

"Hoje dei-me conta de que jamais amarei de novo." "Descobri que nem sei bem o que isso é, isso do Amor ." - Parece-me a mim que anda alguma "confusão" nessa cabeça.Há que ter calma e pensar bem em tudo aquilo que nos acontece. AMAR...uma palavra tão simples, mas com um significado muito forte.
Acho que não há ninguém que consiga definir a 100% o que é AMAR. Cada um ama à sua maneira, não é? É tão dificil o seu significado... cada pessoa tem a sua maneira muito própria de exprimir o amor. Existem tantas e diferentes formas de amar...
Ao lêr o teu post, fico com a sensação de que estás a
re-descobrir-te, a conhecer-te. E isso é bom, é muito bom!
Não digas que "nunca mais"...Não sabemos o que o futuro nos reserva. Hoje pensas assim, amanhã...sabe-se lá.
"Hoje tenho a certeza que vou ser feliz" - É um processo moroso, mas com paciência chegas lá. Há que pensar positivo, e perceber que existem dias bons e dias maus. Todos eles fazem parte do nosso "crescimento" enquanto seres humanos!
"Não existem pessoas muito boas nem muito más. Apenas têm o valor que lhe queremos dar." - Nem mais! Nós somos os nossos próprios juízes, e é através dos nossos juízos que podemos dar/retirar valor a alguém. Trata bem para seres bem tratado!
"..limitei-me a reencontrar o caminho" - Agora é seguir em frente e contornar os obstáculos. Lembra-te: Depois da tempestade, vem a bonança!

Beijocas ;)

11:28 da manhã  
Blogger Maria Liberdade said...

Fico feliz por saber que vais ser feliz! E embora possas pensar que não, acredita que vais voltar amar.

1:45 da tarde  
Blogger lady.bug said...

Obg por este texto... que não é para psicanalisar, só para ler. E sentir. E intuir da verdade que reside nestas palavras. Que podiam ser minhas.

5:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home