terça-feira, agosto 01, 2006

Avó Mila!

A minha avó é das pessoas mais felizes que eu conheço. É um orgulho para mim, uma satisfação vê-la sempre a sorrir, sempre feliz. Canta, pula e dança e já tem 83 anos. Quem a vir pensa que está no auge da vida tal é a sua vivacidade.

A minha avó é um exemplo. O meu exemplo. Sabe fazer sorrir uma criança, um adulto e até um velho. A minha avó está sempre lá, sempre, até quando é preciso. Raramente diz “não” e tudo faz para não nos contradizer.

A minha avó é uma amiga. Tenho as melhores conversas com ela. Conta-me coisas fascinantes do seu tempo. Sorrio sempre, incerta da sua veracidade. São sempre histórias engraçadas, sofridas mas que acabam bem. Fico horas a ouvi-la e sempre com um sorriso nos lábios. A minha avó canta para mim, dança até, reza por mim, sorri e chora por mim. Existe amiga maior do que uma assim?

A minha avó, não é o passado, é sempre o futuro. Vamos rindo juntas, cantando, caminhando. Faz parte da minha vida, do meu futuro. Agora, até quer aprender inglês para viajarmos juntas. Quer estar comigo e eu, estar com ela.

A minha avó é minha, não é só minha, mas é MINHA. Faz-me bem ter uma avó assim. Dá-me forças, incentiva-me, cultiva-me. Um dia quero ser assim. Senão for avó que seja pelo menos uma pessoa como a minha avó.

A minha avó é linda, tem rugas e poucos dentes. Mas a sua beleza é superior a tudo isso. É grande, enche a casa, enche a vida, enche-me o coração.

Não há avó como a minha e eu hoje não a partilho com mais ninguém. Porque é minha, porque a quero assim e porque hoje me apetece tê-la só para mim.

***

My grandmother is one of the happiest persons that I know. I feel proud of her and satisfaction for seeing her always smiling, always happy. She sings, she dances, she makes a big party and she has already 83 years. Those who might see her may think that she is on the top of life such is her energy.
My grandmother is an example. My own example! She knows how to make a child smile and also an adult and even an old one. My grandmother is always there, always, even when we need her. A few times she says “no” and she does everything she can not to opposed us.
My grandmother is a friend. I have the best chats with her. She tells me the most fascinate things of her lifetime. I always smile, uncertain of its truth. Its always funny stories, with hard events but all end well. I could be hours just listening to her talk and always be with a smile in my face. My grandmother sings for me, even dances for me, pray for me, smile and cries for me. Is that a best friend as she?
My grandmother is not the past, she is always the future. We laugh together, we sing and we walk on by, always together. She is part of my life, of my future. She even decided to learn English so we can go travel together. She wants to be with me and I want to be with her.
My grandmother is mine, she’s not only mine, but she is MINE. It makes me feel good to have a grandmother like her. It gives me strength, it stimulates me and it makes me grow. Because one day I know I want to be just like her. If I cannot be a grandmother ate least I want to be a person like she is.
My grandmother is pretty; she has wrinkled face and already few teeth. But her beauty is bigger then all that. She is great, she fulfils my home, fulfils my life and fulfils my heart.
There’s no grandmother as my grandmother. And just for today I will not share her with anybody, because she is mine, because I want her like that and because today I want her just for me.

13 Comments:

Blogger Alentejano said...

Um beijinho pra ti e outro prá tua Avó.

10:39 da tarde  
Blogger Tânia Magalhães said...

Prima,
lamento informar-te mas a avó Mila não é só tua! É de todos nós! É também minha avó, mesmo não sendo uma neta legítima!
Jamais poderei esquecer os Natais em que nos entretinha até ao momento de abrirmos as prendas! Cantámos as Janeiras, tocamos concertina, os testos das panelas do bacalhau... enfim era um fartote de brincadeira!
Além de tudo isto a avó Mila é, como outras avós desse seu tempo, uma grande mulher, que lutou e trabalhou para dar o melhor aos seus filhos quando ainda eram crianças.
Dá um beijinho meu à "nossa" avó Mila e, já que ela é uma mulher do futuro, pf lê-lhe isto que escrevi. Estou certa que vai gostar!
E já que a semana passada houve um dia dedicad aos avós, não nos esqueçamos da avó que temos em comum! A D.Olinda é uma Sra de trato um pouco mais distante, mas que nos quer igualmente bem. Tem outro estilo - linguagem de tempos modernos(!) - o seu estilo. Parece que não está lá, mas no fundo vive as nossas alegrias e angústias no silêncio dos seus pensamentos.
A todas as avós!!

10:42 da tarde  
Blogger Andre said...

"ganda" avó!! tambem kero uma assim.. aliás bastava uma "kalker" visto que já não tenho nenhuma.. sniff..sniff
bjs!

10:47 da tarde  
Blogger Fortunata Godinho said...

A Mila, a Florinda...
As minhas Avós, realmente são umas grandes mulheres! Tanta vida em tantos anos, durante tantos anos.
Mas honestamente, acho que nunca chegarei perto do que elas são, foram e representam...
Não me iludo com essa esperança. Mas como tu - gostava tanto!
Que não me esqueça nunca de as ver como são e, estimular o que de melhor haja em mim.
Que Deus lhes dê sempre saúde e que por cá andem, ao pé de nós, muitos e muitos anos ainda!
Bem hajam :)

9:55 da manhã  
Blogger Sea said...

Só conheci uma delas.
Tenho saudades :)
Um beijo Sofia

11:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quando for grande quero ser uma avó assim e ter uma neta como tu!
(mas para isso ainda me falta a primeira parte, que é ser mãe!)

2:04 da tarde  
Blogger Maria Liberdade said...

Conheci apenas uma e pouca relação tive. Guardo momentos ternos, embora poucos.

4:29 da tarde  
Blogger Ana said...

Acho que já percebi por que motivo até eu lhe chamo «avó Mila», não sendo neta de sangue. É que com todas as características que tem é mesmo uma GRANDE AVÓ!

5:34 da tarde  
Blogger Ana P. said...

Tudo o que sou hoje posso agradecer aos meus avós que me criaram desde que nasci...
O meu avô infelizmente faleceu, mas a minha avó mesmo tendo perdido 2 filhos e um marido, nunca se esqueceu de todos os outros que cá estão...
Tem sempre uma palavra para cada um de nós, um docinho, um sorriso...
Já não é como era, as dores dão cabo dela...

oS MEUS AVÓS são a MELHOR COISA DO MEU MUNDO.

6:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande Milinha! :D

Um exemplo pra todos nós. É a alegria em pessoa e agora a falar "estrangeiro" vai lá vai...

Cá pra mim cheira-me que conheceu um inglês qualquer ricaço, disposto a levá-la aos melhores locais de fabrico da gerupiga "e/ou" vinho do porto...lol

Um bem-haja pra ela e pra ti por teres partilhado isso connosco.

- "Viva a avó Mila"!!!


E vocês todos:

- "Viva e tal..." :P


***** (pra ti, pra Mila e pra tia bininha).

10:16 da tarde  
Blogger Belzebu said...

Não faz mal! Eu também não partilho a minha mesmo estando só na minha memória!

Saudações!

12:49 da manhã  
Blogger A said...

Beijinho grande Sofia... eu a falar de sobrinho e tu, de avó :)

5:35 da tarde  
Blogger sofyatzi said...

Tudo o que escreveste sobre a tua avó, já lhe disseste? Até aposto que ela ia adorar!!!!

Beijocas ;)

3:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home