quarta-feira, junho 07, 2006

Não fica bem!!!

Ao longo de toda a minha vida tenho ouvido a frase “Não fica bem!” Por tudo e por nada a minha mãe me dizia essa mesma frase “Não fica bem!” Lembro-me de como ficava revoltada com isso. A maldita dita “sociedade” impunha umas normas, uns costumes, que a mim me irritavam e me pareciam sempre injustos. Deixei de fazer muito coisa porque não “parecia bem”. Lembro-me também que aos 20 dei um pequenino grito de revolta e comecei a fazer algumas das coisas que não pareciam bem. A medo, sempre de coração nas mãos, mas perfeitamente convencida que não estava a cometer nenhum crime. E ainda hoje penso assim.
Ultimamente esta velha frase veio ao de cima de novo, “Não fica bem”. Nada fica bem, me parece a mim.
Quando era nova a minha mãe não gostava que assobiasse, porque a uma menina “não fica bem!
A minha mãe também me dizia que não devia jogar à bola ou correr na escola, porque a uma menina não ficava bem.
Não podia “andar” na brincadeira com os rapazes porque não ficava bem.
Mais tarde, não devia defender a minha opinião em relação a determinados assuntos com os mais velhos, porque não ficava bem.
Quando comecei a namorar, já depois da maioridade, não podia sair com o meu namorado de carro, porque a uma menina “não fica bem”.
Também não podia sair à noite até depois das 11h da noite (imaginem!) porque não parecia bem.
Quando me casei recebi um verdadeiro “manual” de coisas que não podia fazer ou não devia dizer porque não ficavam bem.
Desesperada pensava que nunca me iria livrar dessa frase. A coisa acalmou. Eu olhava para a situação e pensava “então isto é o que é ser adulta. Já não preciso de ouvir mais o que não me fica bem!” Andava satisfeita comigo mesmo. Orgulhosa do estatuto alcançado. Inchava quando até fazia alguma coisa “menos bem” e ninguém me condenava por isso. E eu que nem era a “menina modelo”, nem nunca o queria ter sido. Mas de facto, durante muito tempo até disso me convenci. Esforçava-me para parecer aquilo que era “bem” mesmo que isso me trouxesse alguma infelicidade.
Ultimamente esse sentimento de revolta contra tudo aquilo que “não fica bem” voltou. Voltaram à carga todas as teorias do que é ser uma “senhora”.
Reclamar sobre aquilo que achamos que temos direito, não fica bem. Sobre todas as coisas que nos fazem sofrer, não fica bem.
Dar um murro na mesa e fazer as coisas acontecerem, não fica bem.
Exigirmos respeito, que nos respeitem, até os nossos mais íntimos sentimentos, não fica bem.
Chorar em publico, mostrar o que somos, o que queremos, o que sentimos, não fica nada bem.
Tudo parece mal, meu deus! E tudo porque eu sou uma senhora ou uma menina (conforme os apetites) e tenho que estar sempre acima disso tudo.
É tão injusto! Eu não escolhi nada do que sou. De como sou. Do que a vida me trouxe. Me deu. Porque me tenho que diminuir e aceitar tudo. Por ser uma senhora? Uma senhora de bem? Eu agora até sou uma divorciada. E apesar de isso não ter nada de mal, porque é que a sociedade insiste em colocar nisso uma pitada de maldade. Porque é que as pessoas nos olham ou sorriem quando lhes respondemos sobre o nosso estado civil.
Se eu não fosse uma senhora.......!
E depois olho á minha volta. E os outros, e falo dos homens, podem fazer tudo o que querem. Não lhes fica bem, é um facto, certas atitudes que tomam. Mas eles não deixam de as fazer. Lutam por aquilo que querem. Fazem e desfazem nas suas vidas e na dos outros. E dizem e desdizem certas coisas, porque lhes apetece, conforme o que lhes convêm. E não lhes fica nada bem mas eles não querem saber. E eu olho-os. Sei que não lhes fica bem. Entristeço-me por eles e essencialmente por mim. Revolto-me. Juro que na próxima faço eu. Que isso jamais me irá fazer sentir infeliz ou menor.
Mas a verdade é que sei que o não vou fazer. Tudo porque a uma menina, a uma senhora simplesmente “não fica bem”!

21 Comments:

Blogger Sea said...

E o que os outros pensam, dizem e fazem, é que fica bem? Porque raios? Isso é que eu nunca percebi.
Sinceramente, sempre me estive a borrifar para os não fica bem. Não fica? Azar!
Beijo Sofia :)

11:23 da manhã  
Blogger Belzebu said...

Penso que entendo esses sentimentos que de alguma forma te condicionam e oprimem!

O politicamente correcto é algo que a mim também me irrita !

Posso imaginar que com uma mulher as coisas serão mais dificeis, mas gosto de ver uma mulher determinada,com personalidade e pronta a dar o verdadeiro murro na mesa!

Força ! Saudações!

11:50 da manhã  
Blogger DIV de divertida said...

Ser adulta é precisamente fazer o que está de acordo com a nossa essência do ser, independentemente de ficar bem ou não.

Sei bem do que falas, mas luto diariamente contra o meu super ego (onde a minha mãe ocupa um lugar imenso).
Estarmos em auto-piedade não ajuda.

Como no futebol, a melhor defesa é o ataque!!!!!

Eu acredito que consigas!!

12:37 da tarde  
Blogger DIV de divertida said...

E que tal disponibilizares um e-mail?
era uma boa, não?!
bjocas

12:52 da tarde  
Blogger DIV de divertida said...

E que tal disponibilizares um e-mail?
era uma boa, não?!
bjocas

12:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola Sofia!

Como te comprrendo!!!
Também eu própria sou vitima dos "não fica bem"... por ser mulher!!!!

Se na vida vamos fazer só o que "nos fica bem"... não vivemos a vida com AQUELA intensidade, aquele desafio e tornamo-nos cinzentos...

Vive a vida!
Não deixes que aquilo que os outros possam pensar, te PRIVE dos PRAZERES DA VIDA!!!!!!!


MUITOS BJIS LINDA
Su

2:09 da tarde  
Blogger Vítor Vilar said...

Acho que não vivo no mundo da lua. Assim sendo, não vou fazer um comentário de "ah e tal, os tempos agora são outros..e eu como homem não acho nada disso..." Bem, ao que interessa porque me mereces bastante consideração. É verdade que nós homens fazemos o que queremos. Também é verdade que os nossos devaneios se tornam rapidamente em comportamentos socialmente aceites. Também não é menos verdade que a maioria das mulheres embarca nisso e se mantêm "bem". Um homem divorciado é um homem solteiro com experiência em relações, uma mulher divorciada é alguém que não conseguiu. É assim, socialmente, é assim. Por meio social, entendo os comportamentos aceites na generalidade.

Mas tudo isto é assim, apenas e só para a grande mancha de gente inculta (não no sentido erudito da coisa porque ninguém tem culpa de não gostar de ler, mas no sentido de gerações massacradas e oprimidas por uma ditadura fascista). Mas (dirás tu!) a gente inculta é a maioria, portanto a questão coloca-se na mesma. O que fazer? Viver como queremos. Parece-me a única solução razoável. Desculpar mesmo, quem não consegue ver mais além, porque é disso que se trata.

Não se fiz algum sentido para ti. Só te queria dizer que "te fica bem" esse sentimento de desconforto.

Continuo a ler-te.

3:32 da tarde  
Blogger Alentejano said...

Vindo de tui este texto não me surpeende.. muito bem escrito , consegues transparecer a augustia que sentes e sentiste do não fica bem.. espero que tenhas ficado melhor depois deste desabafo......


Beijos... ( não são só po ficar bem )

8:54 da manhã  
Blogger Fortunata Godinho said...

(...) o mais incrivel, é eu já nem dar por isso, tal é a frase da minha vida social há tanto tempo, que conscientemente já nem a oiço... A questão é que na minha vida ainda não houve uma altura, em que : "Ah! agora estás bem", claro que não sofro repressões, mas vejo-as no olhos dos outros e até no meu inconsciente... A solução é de facto, fazermos o que queremos e seguir os nossos principios. Desde que isso aconteça, não viveremos atormentados por "pecar". Infelizmente concordo contigo, é uma triste verdade, mas a Sociedade é que F--- tudo! São as regras as regras...

10:43 da manhã  
Blogger Rui said...

O ter sido assim não pode querer dizer que tenha que continuar a ser.
Podes começar agora a ser tu que dita o que fica bem ou mal. A pensar por ti, só.
E isso tu és capaz de fazer muito bem.

12:28 da tarde  
Blogger Edilson Pantoja said...

Viver não fica bem. É tudo tão insatisfatório se apenas nos adequamos! Acho que o grande problema, se permite, está na postura: "É tão injusto! Eu não escolhi nada do que sou. De como sou. Do que a vida me trouxe. Me deu. Porque me tenho que diminuir e aceitar tudo. Por ser uma senhora? Uma senhora de bem?". A solução? Escolha-se! É possível!
Abraços de Belém!

2:25 da tarde  
Blogger alice said...

ontem dei por mim a passar por ti, não vou dizer aonde, estavas de costas, viravas a cabeça, vias-me pelo canto do olho e algo nas cores da roupa te cambiava o tom do olhar, sorrias a meio da boca, torcias os lábios, nada dizias, eu parada na montra a decifrar as mensagens dos carros a passar no vidro, tão depressa, tão inútil, tão arrepiada na curva das pernas onde o teu olho bicudo furava, tão depressa, tão profundo, só a paragem do metro testemunha, e os sacos das compras encostados, asas de plástico no meio de nós, não te lembras?

beijos,

alice

10:31 da manhã  
Blogger Unknown said...

Sofia; os meus parabéns, gostei deste teu artigo, uma mistura de revolta e dizeres o que sentes. Infelizmente a Sociedade Portuguesa, perdoa-me pela frase; é arcaica e preconceituosa. Eu que o diga só por ser diferente não tenho o direito de tentar ser feliz, mais....A mulher Portuguesa (claro com o devido respeito e por aquela que aqui entra) só porque vê alguém diferente julga e condena o ser diferente que não pode fazer uma mulher feliz.
Mas aquele que tem fisico de actor de cinema, já pode espancar, viver á custa da mulher.. Mais não digo por não parecer um mal educado, para essas pessoas.
Desejo-te que sejas feliz e que o teu sorriso continue a florir como uma flor a desabrochar.
Bom fim de semana.
Fica bem
ZezinhoMota

8:52 da tarde  
Blogger Ana said...

E que tal instaurarmos o dia para fazer o que nos vai na real gana??? Se há o dia do iogurte, da criança, da mulher e tantos por aí fora, era só mais um... a única diferença era que realmente íamos disfrutar ;)

9:57 da tarde  
Blogger DIV de divertida said...

E-mail?
vais aos templates.
fica disponivel no teu prefil.
beijos (sorry pelo atraso na resposta. muito trabalho...)

11:28 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

A nossa sociedade (todas as sociedades) impõem-nos normas de convivência. Essas normas, compactadas, designam-se por " a moral vigente".
Não há nada que nos obrigue a segui-las em parte ou de todo. Chama-se a isso o direito a pensar e a agir diferente.

Vou-me, que a praia chama-me.

beijinhos.

9:12 da manhã  
Blogger Ana P. said...

Também eu querida, também eu.
Mas por vezes arrependo-me de não ouvir certos concelhos...

Beijito

1:23 da tarde  
Blogger DIV de divertida said...

disparate.
achei que ontem tinha conseguido deixar comment...
só pra dizer que tens de ir aos templates para o fazer...
sorry a distracção.
tás bem?

3:24 da tarde  
Blogger Lígia said...

Sabes o que é "Não fica bem a uma senhora/rapariga/moça..."? é ela deixar de ser aquilo que é porque "não lhe fica bem". A autênticidade nunca fez mal a ninguém, mas acho que todas padecemos do mesmo trauma com esse comentário do "Não fica bém". Beijocas

12:39 da manhã  
Blogger Maria Liberdade said...

A tua mãe parece prima da minha... Devem ter andado na minha escola. mas, acho que é tempo de fazeres o que tu achas que é bem!!!

Senão primeiro, são os pais, depois o namorado, depois o marido, mais tarde os filhos, os amigos tb vão dando o seus palpites, os sogros, enfim...

Acabas aos oitenta anos a verificar que viveste a vida dos outros... E aproveitar os ultimos momentos para fazer finalmente uma maluqueira.

Devemos fazer o que é correcto e justo, sempre. Se fica ou não bem...

12:19 da tarde  
Blogger Isa e Luis said...

Olá menina,

e todas estas repressões fazem-nos sentir cada vez mais revoltadas.

"Existimos mas não vivemos"

Beijinhos muitos

Isa

10:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home