quinta-feira, novembro 02, 2006

Ponto final

Coloco hoje um ponto final nesta grande aventura que foi “ter um blog”.

Quando decidi criá-lo, ou melhor, quando me convenceram a criá-lo, estava longe de imaginar o papel que ele teria na minha vida. De facto, quando em 27 de Janeiro criei o blog e timidamente publiquei o meu 1º post pensei “bem, vamos lá ver no que isto vai dar.” Nunca pensei em contar a alguém. Iria deixar que fosse apenas a blogoesfera a conhecer-me. Não queria, temia até, que alguém que eu conhecesse pessoalmente tivesse acesso aos textos que eu escrevia.

A verdade é que sempre gostei de escrever, inventar estórias, criar diálogos baseados em algumas situações verídicas ou não, sonhar. Timidamente ia mostrando algumas das coisas que escrevia e lembro-me de como sentia um formigueiro na barriga enquanto esperava por alguma reacção que, no meu entender, nunca surgiu. Por isso, se a quem eu tinha coragem de dar a ler não me dava a sua opinião porque não dar aos desconhecidos, aos entendidos, aos que, tal como eu, gostam de ler e de escrever? Foi esse, senão o principal, um dos objectivos da criação deste espaço. Saber o que pensavam daquilo que ia escrevendo por aí. Tentar aprender com todos vós. Crescer na minha escrita.

Nesse mesmo fim-de-semana (o blog foi criado a uma sexta-feira) a minha vida mudou. E de um segundo para o outro. Inesperadamente. Brutalmente. O blog passou a ser então o meu local de reflexão, o meu “psicólogo”, a minha “bóia de salvação”, a minha própria vida. Aprendi tanto, tanta coisa nova! Conheci gente tão linda, com corações tão grandes! Levei comigo tanta gente a esta loucura (é ver a quantidade de família nos meus links) que acho que finalmente o dever está cumprido.

Ao longo destes meses aprendi a dar um novo rumo à minha vida, sorri muitas vezes, chorei outras tantas. O blog era como um fiel amigo, que me ia acompanhado, apoiando, seguindo de perto. Na verdade, este blog humanizou-se, falava comigo, incitava-me a agir. Aquilo que eu queria que ele tivesse sido era TEU. Um local onde tu me poderias encontrar sempre que quisesses, onde me poderias invadir sem eu me dar conta disso. Uma tentativa de calar a tua timidez quando lias os meus textos e não sabias o que dizer. Dar-te do mais intimo de mim. Contar-te todos os meus segredos. Esperar que os entendesses. Talvez, quem sabe, até tu te pudesses finalmente abrir e através dele te pudesse eu própria te encontrar. Assim não o quiseste. Não te culpo, de nada. Pelo contrário. Não lamento nada do que acabei por aprender. Não lamento a minha nova vida. Lamento talvez o facto de nunca termos falado, nunca nos termos conhecido. Nunca termos tido essa oportunidade. Esse era de facto o principal objectivo do meu blog. Daí o seu nome. Era para ti. Sempre foi.

Mas isso, hoje isso também não é assim tão importante.

Agora que mais nada tenho para te dar, que sentido tem?
Agora que “deixei” finalmente o psicólogo, porquê continuar?
Agora que estou finalmente em paz, porquê continuar a perseguir-te?
Agora que já sei do que sou capaz, que já encontrei as “minhas almas gémeas”, não é melhor parar?

Sim. Vou parar. Não existe mais motivo para o manter. Outros voos me esperam. Outros locais, outras vidas. Quero-me concentrar neles como o fiz durante meses aqui.

Aos que me foram lendo, um grande abraço e um muito obrigado. Não deixarei nunca de vos visitar. Já fazem parte de mim.

Aos amigos que fiz, nomeadamente a Sílvia, o Rui e o Rafael, jamais vos esquecerei. E vamo-nos falando por aí, não é?

À família, primas e tias, que vos dizer? Que vos reencontrei a todas, uma por uma; e que me enchem o coração de alegria sempre que vos tenho; e que vos adoro acima de qualquer coisa neste mundo. E que, mesmo já o sabendo antes, cada vez mais reitero a ideia de que “a família é o bem mais precioso que o ser humano pode ter.” E eu, bom, eu tenho um verdadeiro tesouro. Um beijo a todas.

A todos os que discretamente me vão lendo e não comentam por escrito mas que me foram apoiando pessoalmente, um obrigado também. A partir daqui é só entre nós.

Um beijo e até sempre.

(ps. Só agora me apercebi que estive por aqui cerca de 9 meses. A natureza é mesmo incrivel não é? São mesmo precisos 9 meses para se criar uma vida nova!)

60 Comments:

Blogger Alentejano said...

Bem essa despedida parace mesmo irreversivel........Quando anuciei o fecho do meu foste das primeiras pessoas a dizer que nao podia fechar que ias sentir falta ..e agora fazes tu isso....mas tu é que sabes..... Um beijo grande e tudo de bom para ti.

11:41 da manhã  
Blogger Maria Liberdade said...

Porquê continuar? Porque escreves bem. Porque gosto de te ler. E porque lá porque algo nasce de uma maneira não quer dizer que não mude e se torne algo diferente. A decisão é no entanto e sempre tua.

1:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Sandra,

sabes que conseguintes fazer correr as lágrimas no meu rosto....
gosto muito de visitar o teu Blog, pois escreves muitisssssmo bem. No entanto para mim o mais importante é ver-te feliz, com força, coragem e com os teus olhos a brilhar e claro com esse sorriso lindo.
Para mim és uma vencedora. Parabéns

Um Abraço e Tudo de Bom

Helga Carvalho

7:25 da tarde  
Blogger Rui said...

Um abraço, miúda.
Não digo mais que tu já sabes tudo.
Vemo-nos por aí.

9:56 da manhã  
Blogger Fortunata Godinho said...

Já estava à espera…Temos falado acerca disto, pois o sentimento é comum e também eu um dia destes acabarei por o fazer.
Lembro-me claramente do dia em que em minha casa ao jantar, me convenceste a criar o meu e o teu estava apenas a começar. «Que coragem, pensei. Eu não seria capaz…»
Que tempos esses - quantas incertezas e inseguranças, e quanta, quanta Esperança. Aconteceu - fizeste-te à Vida e a Vida acolheu-te, como sempre faz a quem lhe estende os braços e pede colo. Hoje olho para ti e vejo o que sempre vi: uma FORÇA, uma vontade, uma alegria, e uma Amizade que nunca se desvaneceu. Mas miro ainda e vejo o laço que nos uniu desde que nascemos e que nos prenderá sempre, porque já virou nó (como o que tenho na garganta neste momento)…
Não preciso de te ler aqui para saber o que és e o que sentes, porque estaremos sempre uma ao pé da outra, e eu já não prescindo de ti, e o nosso Blog não é virtual.
As chaves de casa já são tuas, as do meu coração surripiaste quando nasceste.
Obrigada por seres quem és.
Sempre.
Pims

10:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O "para ti" pode já não fazer sentido, mas podes sempre criar outro...

Que a força esteja contigo!

11:33 da manhã  
Blogger PAULO SANTOS said...

Sou demasiado pessimo a dar conselhos....
Não vou por me aqui com lamechisses, porque conheces-me "demasiado" bem para saberes que o não faço!
Aquilo que te dou, foi aquilo que sempre tiveste de mim, apesar da nossa curta vivencia e amizade - A minha sinceridade!
Por isso te digo, que fiquei triste ao ler este post!
Isto dos bloggs tem o condão de criar laços...demasiado intensos e sérios para que possam ser ignorados...
Para os mais humanos e atentos, este é um estranho mundo em que se partilham almas! Partilhamos o melhor de nós, por vezes escondendo o pior...ou a outra face!
Lançamos fogachos de partilha na ansia que nos tirem da solidão...do desconforto...No milagre eterno da simplicidade das coisas!!!!
Para mim, foste , és e serás sempre alguem Veramente especial!
Porque????
Porque sem que te pedisse me ofertaste o melhor de ti! A beleza interior!Aquilo que se conquista, se cativa e Nunca , MAS NUNCA se raga, usa ou viola!!!!
è a preciosidade da essencia do ser humano!
VERDADEIRAMENTE agradeço-te!
Tu e só tu és O inicio e o fim do teu blogg!
Se entendes que te esgotas, respeito!
Agora não duvides da valencia do mesmo!
È tão importante quanto outro qualquer!
Nem mais...nem menos!
Porque é um blogg com gente lá dentro!
Se te posso pedir que reflitas, fa-lo!!!
Usa-o ,remodela-o...mas não o feches!!!
Pasa por lá uma vez por mes e limpa o pó...e visita as almas amigas!

Para uma amiga verdadeiramente fantastica, Um beijo doce na ponta dos lábios!
Sem pudor, nem mácula!
è assim que os beijos devem ser!!!
Teu amigo

Paulo

3:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só hoje te conheci e não posso acreditar que partiste... ias fazer-me muito bem, aposto. muito boa sorte para ti...

5:43 da tarde  
Blogger Tânia Magalhães said...

Ai! Primeiro assustei-me e entristeci! Normalmente não gosto que as coisas acabem, principalmente quando gosto delas. Mas depois de ver a tua argumentação percebo e acho até que este fim é o reflexo de uma digestão (bem) feita.

Boas mudanças

11:22 da tarde  
Blogger Ana P. said...

Tudo tem um principio, um meio e um fim...
Que sejas muito feliz...

Beijos

9:30 da manhã  
Blogger Alberto Oliveira said...

Prontooos! Lá se vai a francesinha... era o que eu temia. Mas gostei de te conhecer apesar de virtualmente.
A decisão é apenas tua é o que digo ás pessoas que vou encontrando por aqui, quando decidem partir. Mas eu sei que continuarás a visitar o pessoal... mesmo não comentando. Que estas amizades por serem virtuais, talvez se esqueçam mesnos que as outras. É o sortilégio de ser diferente.

Um beijo amigo do Legível.

3:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas, mas, mas =(

4:19 da tarde  
Blogger Sea said...

Oh! então?!??! ..... ???

3:27 da tarde  
Blogger PAULO SANTOS said...

Continuo a visitar-te...
A deixar meu beijo!

Paulo

4:39 da tarde  
Blogger Filipe said...

E a vida continua...

Beijito pa tu... ;)

6:04 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

... mas eu posso adivinhar o teu "sorriso qundo lês os meus posts". E fico muito feliz com isso; mais ainda se continuasses a escrever, mas...

beijos.

7:07 da tarde  
Blogger PAULO SANTOS said...

peço-te que aibras um novo post e lhe chames roteiro!
Nem escrevas nada!
Serve apenas para que os que te visitam possam deixar-te um beijo, uma palavra, um carinho...


Fica o pedido, um beijo e um miminho!
Obrigada pelas visitas ao interior!

Teu amigo Paulo

4:31 da tarde  
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

Um discurso emocionado pois, naturalmente. Mas fiquei sem perceber a razão, ou melhor... não sei até que ponto nao viveste demasiado para o blog, e assim... transpareces agora essa vontade de respirar! Será que havia necessidade? Lool! Tenho o meu desde 2005 salvo erro, de inicio foi uma febre, depois pensei em terminá-lo, mas aos poucos fui descobrindo que o importante era geri-lo e nao me dedicar tanto, pois há outras coisas tb importantes para além dele!

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!

7:13 da tarde  
Blogger joão marinheiro said...

Primeiro dar-te os parabens pelas magnificas palavras que partilhaste connosco. Chego sempre atrasado...isto de ser um marinheiro ausente tem os seus custos...Encerras uma história aqui dizes. Que dizer-te, fiz isso um dia e não teve remédio, hoje não o faria...
Fico por aqui lendo-te.
Abraço deste lado do mar.

12:14 da manhã  
Blogger Alberto Oliveira said...

... óptimo fim-de-semana!...

... que eu não te esqueço.

bjs.

9:52 da manhã  
Blogger PAULO SANTOS said...

Um beijo longo....

Paulo

5:44 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

... o diálogo continua. Alguma vez poderia lá parar?!... se é nos comments que ampliamos as nossas palavras...

bjs.

2:56 da tarde  
Blogger Sea said...

Ainda que estejas em pausa e ausente, passo para te deixar um beijo :)

9:38 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

... mais outro meu!

6:04 da tarde  
Blogger PAULO SANTOS said...

mais uma volta....
Mais um imenso beijo!
Linda!!!
Coisinha boa!!!
Vê lá mas é se....Fazes um livro de visitas!

Meu beijo para ti!
Teu amigo

Paulo

5:45 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

... ah! este "ponto final" que afinal não é tão final como parece porque o diálogo não se interrompe...

e um beijinho de óptima semana para ti!

10:06 da tarde  
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

POis, está bem, tudo na mesma, por ora!

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!

9:41 da tarde  
Blogger Miguel J. T. V. said...

Nada de novo ainda?

Bjs

10:26 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

... a minha visita amiga (e do costume)com um soriso nos lábios porque te sei bem.

Beijos e um incontornável fim-de-semana prolongado!!

12:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma desistente!
Não há direito!

7:11 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

Para te desejar uma óptima semana... desta vez sim com o Natal quase à porta. Ah! esta sociedade consumista que nos "empurra" a comprar o que não precisamos.


beijos.

9:42 da tarde  
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

Um natal muito bêbado e um ano novo todo ressacado são os meus votos mais sinceros!

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!!!!

11:32 da tarde  
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

Um natal muito bêbado e um ano novo todo ressacado são os meus votos mais sinceros!

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!!!!

11:55 da tarde  
Blogger PAULO SANTOS said...

Um beijo doce....
Regresso apos um "exilio" forçado... (trabalho)
Ando a visitar os veros amigo(a)s....
Contigo, é na esperança de ver novos rabiscos.....

Paulo

10:47 da manhã  
Blogger Alberto Oliveira said...

Agradeço e retribuo os votos de um feliz natal e aproveito para te desejar um ano novo cheio de coisas boas!

beijos.

5:37 da tarde  
Blogger PAULO SANTOS said...

Querida amiga....
Não penses que me esqueçço de quem gosto!!!
Simplesmente guardei para ultimo...aqueles que entendo primeiros!!!!!
VIm desejar-te um Santo Natal!
Pleno de ti e daqueles que gostas e amas!
Pleno de afectos mimos....e doçuras!
Traquinices se possivel....daquelas que nso fazem crianças e so assim poderemos ver o Natal na plenitude!
Deste teu amigo

Paulo

3:55 da tarde  
Blogger Sea said...

Beijo Grande Sofia.
Obrigada pelas palavras lá no Place.
Um Óptimo, Feliz e Grande Natal :)

11:58 da manhã  
Blogger Alberto Oliveira said...

Um incontornável, fantástico e harmonioso Ano Novo para a minha amiga Sofia!

São os votos do amigo virtual (mas não menos amigo)Legível.

e um beijo.

2:30 da tarde  
Blogger A said...

Ora bem... alguém falou em Psicólogo?

:)

Acho que cheguei tarde, tarde demais... e faço um enorme MEA CULPA pelo que leio datado de 2 de Novembro... oh minha querida, como fui eu capaz de nunca mais ter aqui regressado? tenho os links espartilhados por aqui e por ali e cm és Sofia, o S vem quase no final... um dos meus propósitos de 2007 é fazer uma caixa de links toda catita :) e peço-te que não deixes de escrever.

Para alguém, sim, talvez, porque não? Para ti, para mim, para todos aqueles que aqui vêm ler as tuas palavras... deixo-te a ideia no ar: porque não fazer OUTRO blog? Fico à espera da tua visita.

Beijos muito grandes e espero ver-te em 2007

Ana

9:41 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

Vês? Não custou nada a passagem de um ano que já era nosso conhecido para outro que começámos agora a tomar o pulso. Há quem tenha saudades daquele que já se tratava familiarmente "por tu". Mas há também quem estivesse mortinho por o ver pelas costas. Se queres saber a minha opinião, nem si nem ni, que já estou tão habituado a ver a passagem dos anos que mais me parece uma corrida de bicicletas por etapas...
Por hoje fico-me por aqui, na primeira aparição ´de 2007 no blog da minha amiga Sofia.
Tudo a correr bem, tá?

beijos.

8:43 da tarde  
Blogger A said...

Mais um beijo.

9:52 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

... hoje aconteceu uma coisa interessante. Quando entrei no teu blog e li o título do último post -"Ponto Final", disse para comigo «Mas a Sofia vai parar com o blog?!»Claro que eu sei que essa decisão já ocorreu há muito. Mas a regularidade com que temos mantido diálogo virtual, trocando comentários, até dá ideia que a acção que originou esse diálogo (a edição de posts no "Para Ti") ainda decorre. Não decorre e não é necessariamente a única razão para uma boa amizade virtual.

beijos e um resto de óptimo domingo!

5:27 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

Os desejos de um sorridente e luminoso fim-de-semana!

beijinhos.

12:51 da tarde  
Blogger A said...

Então?

Não mesmo?....

:(

Beijinhos

12:49 da tarde  
Blogger PAULO SANTOS said...

Apenas vim dar-te mil e dois beijos!!!!
Daqules bons!!!

Paulo

10:48 da manhã  
Blogger Alberto Oliveira said...

Os desejos (do costume) de um óptimo fim de semana!

beijos.

9:00 da manhã  
Blogger Alberto Oliveira said...

... a a não sabe que és de decisões fortes..

beijinhos.

7:01 da tarde  
Blogger Miguel J. T. V. said...

Votos de um bom carnaval, tá quase!

Bjs

8:12 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

... concentrata-te. Que vai tudo correr bem. Boa sorte para amanhã!

beijos amigos e óptimo domingo!!

11:08 da manhã  
Blogger Alberto Oliveira said...

... se correu bem, óptimo! é mais que meio caminho andado para a certeza positiva do resultado formal.

beijinhos e um fim-de-semana a teu gosto.

11:42 da manhã  
Blogger A said...

:(

mas podes fazer umas visitas à malta...

(as decisões fortes t~em mais que se lhe diga)

However... o Legível não sabe que eu sou muito persistente (a real pain in the ass)

;)

Beijos S.

3:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É aqui que se escreve para te convencer a escreveres outra vez?
É?
É?

Bj

5:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Então ok.
Vou comentar este teu post até ter um novo para comentar. Estive a ler a história do Pedro.. impressionante.

Se andas fechada isso não é muito bom sinal, acho eu... mas se não te apetece ter um blog, acho que te estou a compreender.

Equaciona um blog em conjunto. Em grupo, sei lá..

6:14 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

Não. Não estás esquecida. Tenho apenas andado um pouco mais atarefado e com menos tempo para o virtual. Só isso. Espero que continue tudo a correr bem contigo e que tenhas mais um óptimo fim-de-semana.. que a meteorologia promete tempo primaveril...

beijos amigos.

10:48 da manhã  
Blogger Alberto Oliveira said...

... afinal, o tempo primaveril que estava prometido sempre se cumpriu. Mas foi "sol de pouca dura", pois hoje o sol desapareceu de todo e aí para o norte, pelo que sei, até já choveu. Mas tudo se há-de compor. Digo eu, que sou um optimista...

beijos amigos e óptima semana!

4:07 da tarde  
Blogger Perola Granito said...

cheguei tarde :)

11:59 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

... passam os dias tão rápidos e Março caminha para o fim. Um dia destes, sem darmos por isso, temos o Verão à porta. E Sol e praia e campo e essas coisas todas que esperamos ansiosamente durante um ano.

Tem (outra) bela semana.
Beijos.

8:51 da tarde  
Blogger Escorpiana Explosiva said...

muitas vezes passava por aqui sim e talves nunca tenha deixado um comentario mas hoje estou aqui pra agradecer tua visita e pra dizer que se abrir um blog lhe fez muito bem,talves não seria a coisa certa abandonalo,mas cada um sabe de sim espero que volte sempre.bom fds

10:19 da tarde  
Blogger PAULO SANTOS said...

Apesar de tudo...Continuamos fieis ao que prometemos!!!!
É fabuloso !!!! ainda para mais nesta conturbada sociedade!
Obrigada pela tua amizade!
Um beijo meu para ti... a renovar os laços!

10:45 da manhã  
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

Não tinhas um outro blog?
Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos

4:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home