segunda-feira, maio 15, 2006

A ultima viagem (Parte 4)





Quarta, 22 de fevereiro/05

Como que uma prática antiga que queríamos manter, depois de uma dia de agitação completa seguia-se um outro de puro descanso. Daí o pessoal da fábrica de óleo de palma só trabalhar dia-sim-dia-não. Estávamos a meio da semana de férias e ainda nem tínhamos descansado bem. Assim dedicamos o dia completamente ao lazer. A praia de S. António mesmo ali ao pé era deliciosa. Enquanto a maré estava vaza uma espécie de pequena piscina natural forma-se a um canto da praia. Alias, não se tratava de uma piscina natural mas mais de um aquário em ponto gigante, uma vez que se nos imobilizássemos uns segundos na água, logo apareciam vindos dos pequenos buracos das rochas, uma imensidão de peixes pretos, laranjas, amarelos e alguns transparentes. Ficava horas extasiada a vê-los brincar.

Aqui conhecemos uns portugueses de Setúbal e de Sintra. Quatro casais fantásticos. Passamos a manha dentro do “aquário” na conversa. O tempo estava excelente, a água mais quente que morna, uns amigos simpáticos, uma conversa relaxante.......... S. Tomé era de facto um paraíso!





Quinta, 23 de Fevereiro/05

O dia começou com uma subida ao Marco do Equador para visita. Um percurso desgastante mas compensador pois a vista do alto do monte é fenomenal. À hora marcada lá estava o nosso guia pronto para nos levar ao local. Meia hora depois, debaixo de um sol escaldante, e rodeados de milhares de mosquitos, alcançamos o cume. Sentada em cima da linha que divide o mundo, senti-me quase como o Di Caprio "I'm the queen of the worldddddddd"!

Tínhamos planeado também uma volta ao ilhéu para o conhecer na totalidade mas depressa nos rendemos: com aquele calor ou saímos bem mais cedo ou então era impossível. Combinamos com o João para o dia seguinte, manha cedo, para irmos pela “fresca”, se é que se pode dizer que isso existe em S. Tomé.

Passamos o resto da manha a descansar, o chamado “dolce fari niente”!

Ao fim do dia o R. foi fazer o seu baptismo de mergulho. Eu acompanhei no barco mas não me atrevi a mergulhar. A minha falta de ar crónica impediu-me dessa ousadia e daí que enquanto eles mergulhavam eu fiquei em cima a curtir a paisagem e o sol. O ilhéu visto de alto mar é de facto uma das mais belas paisagens que confesso ter visto até à data. O mar azul esverdeado à minha volta, aquela temperatura escaldante, tal como eu gosto, fez-me sentir o céu.

O R. adorou o mergulho e diz que viu alguns peixes fantásticos como o peixe papagaio de todas as cores possiveis e imaginárias, mas trouxe também um tímpano descolado o que lhe valeu uma ida ao médico no regresso a casa. Mas o dia estava ganho, com ou sem tímpano, tinha valido a pena. O fundo do mar assemelha-se a um outro mundo, enorme, completamente desconhecido mas definitivamente fascinante.

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Fizeste aquela "brincadeira" de colocar um pé no hemisfério norte e o outro no hemisfério sul?

1:23 da tarde  
Blogger Alentejano said...

Ai,,, por falar em mergulho lembrei do meu baptismo , foi em Cuba e confesso que foi uma das melhores experiecias que já tive.

1:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A foto há-de sair! É que entretanto mudei de computador 3 vezes, e ainda não descobri o cd onde a gravei! Há que ter paciência...!

2:26 da tarde  
Blogger Rui said...

Também à superficie estavas a conhecer um "outro mundo, completamente desconhecido mas definitivamente fascinante".

6:06 da tarde  
Blogger alice said...

olá sofia ;)

és jornalista?

podias enviar estes textos para uma revista da especialidade, sabes

se é que ainda não o fizeste

um grande beijinho para ti,

alice

8:38 da tarde  
Blogger Sea said...

só sei que continuo a deliciar-me com o teu relato e sim... shame on me... já "tou" invejosa! :)
Beijo p ti ;)

10:56 da tarde  
Blogger Helder Ribau said...

vale a pena vistar alguns blogs... este sem duvida é um deles...

1:26 da manhã  
Blogger Helder Ribau said...

adoreiiiiiiiii

1:26 da manhã  
Blogger escorpiaotinhoso said...

Olá Sofia,

Também gosto muito do Ecuador , tenho sempre cuidado não vá tropeçar na linha... e o Hemisfério Sul é fantástico, a começar pelo azul do Atlântico,a música das gentes e paisagem, o céu tão diferente do nosso com o Cruzeiro do Sul ali ao canto...

Um dia bem disposto para ti, sem azares...

ET

10:27 da manhã  
Blogger Filipe said...

Se uma imagem vale por mil palavras... este blog vem contrariar esta teoria... aqui... neste recanto... duas palavras juntas, valem por inumeras imagens...
Acredita que... és um perio para as agencias de viagens... deu ate pra sentir os aromas... a temperaturas... as visões! :) Muito obrigado por me teres feito voar até tão longe!
(Gosto da forma como dizes, traduzes as emoçoes... se me é permitido... por aqui me vou passeando!)

10:53 da manhã  
Blogger Sofia said...

Obrigado pelos comentarios elogiosos de todos voces. De facto nao tenho formação em jornalismo mas venho da area da comunicação. Mas aquilo que gosto mesmo é de escrever, descrever emoções. Espero ter conseguido.
Um beijo apertadinho para todos vós.

5:06 da tarde  
Blogger Ana said...

A escrita está no nosso sangue :) Eu não dispenso as palavras, mas peço-te mais fotografias. As poucas que já vi deixam-me com água na boca...

12:18 da manhã  
Blogger AlucarD said...

uau... continuo maravilhado com essa viagem!! deve ter sido espectacular...
continua.. gosto muito de te ler!!
beijos*****

11:34 da manhã  
Blogger Miguel J. T. V. said...

O fundo do mar, o sol da vida, a alegria de conhecer portugas fora de portugal (não sei porquê é sempre melhor) e... já agora... deixo-te aqui o meu novo blog, um blog diferente, mais sério talvez, pois pra palhaçada já chega a Histeria...

Bjs

12:20 da tarde  
Blogger Fortunata Godinho said...

Pims,
Estou encantada, pq o teu relato verbalficou na altura muito aquém deste...

4:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já publiquei a foto!!

4:50 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

Com o calor que fez hoje e com o teu relato, imaginei-me em S. Tomé.
Que pena não ser realidade...

beijinhos.

10:39 da tarde  
Blogger Miguel J. T. V. said...

Então por aqui ainda estamos fora, e sem email ou novos post's não posso escrever nada de novo. Lol lol lol

Cumprimentos!!!

1:42 da tarde  
Blogger Tânia Magalhães said...

Tu faze-nos viajar e isso é inspirador para nós próprios! O meu singelo blog é também inspirado em ti e para ti!
Obrigada pelos teus comentários

9:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home