sexta-feira, maio 19, 2006

A ultima viagem (Fim)





Sexta, 24 de Fevereiro/05

Bem cedo acordamos e fomos ao pequeno-almoço. Tínhamos de sair cedo para dar a volta à ilha. Ás 9 da manha já o nosso guia nos esperava com um sorriso enorme e branco. Lá começamos o circuito começando pela praia Café, que já conhecíamos. Depois desta inúmeras praias, umas maiores do que outras, acessíveis ou nem por isso, todas elas envoltas numa imensa vegetação equatorial.

A praia Joana é na minha opinião a mais bela de todas. De acesso quase impossível, o seu mar verde é de cortar a respiração. Pena não ser mais perto, cerca de hora e meia a pé desde o resort, pois senão esta seria a minha praia eleita. Talvez por isso, estivesse completamente deserta. Um assombro simplesmente!

Ao longo do percurso, calor e cansaço. E mosquitos, muitos mosquitos. Vontade de desistir mas tambem de ver mais além. No final, o esforço valeu a pena. Tínhamos conquistado mais uma “tarefa” e podíamos dizer que conhecíamos o ilhéu das rolas de uma ponta à outra. Faltou visitar o Farol mas já não havia pernas para mais. E o João apanhou-nos uma rola para a fotografarmos. Afinal são estas que dão o nome ao ilhéu.

Sexta à tarde, descanso..............

Uma vez que íamos embora no dia seguinte, o resort tinha programado uma festa de despedida na Sexta ao jantar. Este foi realizado no edifício das tartarugas e foi reforçado. A fazer lembrar o nosso país, a ementa incluiu pratos mais portugueses, como o bacalhau com natas, e de sobremesa leite-creme. Depois do jantar mais um espectáculo à semelhança do primeiro, com danças tradicionais s.tomenses, mas desta vez com direito a fotos!



Sábado, 25 de Fevereiro/05

O último dia de viagem começou como o da nossa chegada ao ilhéu. Com uma valente tempestade! Acordamos ao som da trovoada e da forte chuva e vento que se fazia sentir. O pequeno almoço foi recheado de trovões e a cada um alguem soltava um grito. Estavamos todos em silêncio como que respeitando o temporal. Parecia que S. Tomé nos queria punir pela nossa partida. Eu sentia uma imensa tristeza e já uma saudade enorme, que nao conseguia explicar. Olhava à minha volta e sabia que o silêncio dos outros em parte tambem se devia a essa tristeza. Africa atinge-nos como um raio luminoso no coração. E é impossivel não nos sentirmos tristes ao partir. No cais de embarque os miudos da aldeia tinham-se reunido para a nossa partida. Todos sorridentes diziam-nos adeus e gritavam de alegria. O João tambem lá estava, mais calado e reservado do que os outros. Parecia triste e eu ainda lhe disse "vais ver, um dia ainda nos voltamos a encontrar..." e não deu para mais. As palavras ficaram retidas na garganta e só fui capaz de o abraçar.

Tínhamos combinado com o hotel sair do ilhéu logo cedo de manha para chegar ainda de manha à capital. Queríamos ver tudo, o mercado, as lojinhas típicas, as casas de fachada típica portuguesa, a marginal, o porto..... E tudo vimos, infelizmente o cartão de memória da máquina digital acabou-se. E poucas fotos da capital tenho.

Obrigatoriamente vou ter que voltar a S. Tomé. Ficou-me lá o coração e não me consigo lembrar de tudo o que vi sem me emocionar. Lembrar-me do João, a cara tristinha dele quando se despedia de nós e nos dava a sua morada. Lembrar-me das crianças do ilhéu que vieram até ao porto para se despedirem de nós, e que nos disseram adeus até nos perderem de vista. Lembrar-me do amanhecer abrasador. Das praias calmas. Do cheiro a Africa.

O meu coração ficou em S. Tomé e vou ter que voltar lá para o reaver. Por isso para mim esta foi sem duvida a ultima viagem. A viagem da minha vida. A que vou guardar para sempre no meu coração, já completamente retalhado. Quem sabe um dia não regresso mesmo e retomo a parte do meu coração que lá ficou? Quero muito fazer isso. Só não sei quando!

(obrigado a todos os que comigo fizeram esta viagem. Vocês foram e são muito importantes para mim. Um beijo.)

25 Comments:

Blogger Rui said...

Chorava o céu pela vossa partida. :)

Aos regressos.

10:48 da manhã  
Blogger Sea said...

Que tal fazermos essa viagem??' Grande desafio!

10:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ao ver essa foto do barco a afastar-se do ilhéu trouxe-me à memória as lágrimas que derramei, nesse mesmo momento da partida...

11:10 da manhã  
Blogger Belzebu said...

As imagens e as sensações fizeram-me recordar Timor! Se mais não fosse já teria valido a pena ter vindo aqui!

Obrigado! Saudações!

12:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fiquei mesmo com vontade de lá ir... sei que um dia que visite África também me vou apaixonar! Quando decidires lá voltar avisa-me que eu vou contigo... Beijinhos e um xi mto grande, Calaia.

2:08 da tarde  
Blogger Alentejano said...

Estás de parabéns , Descreveste a viagem genialmente,,, quem não conheçe São tomé , fica com aquela enorme vontade de conhecer....

Tabem quero lá ir.

4:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Claro k te acompanhei e smp a SORRIR. Senão sorrires faço-te cócegas =P
Beijos

6:42 da tarde  
Blogger alice said...

olá sofia ;)

adorei o post e fiquei com a sensação plena de que o título não lhe assenta na medida em que ela permanece em ti tão viva e tão bonita que jamais termina esta viagem fantástica que nos deste a todos nas tuas palavras e fotos

um grande beijinho para ti

bom fim de semana

alice

7:59 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

Agradeço-te a viagem que me proporcionaste a um país que não conheço e que não sei se virei a conhecer.
As imagens escritas que aqui deixaste, valem mesmo por isso: uma bela viagem.

Beijinhos e uma óptima semana!

11:33 da tarde  
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

Ok, já que não me trouxeste uma pretinha, vê se ao menos tens o bom senso de, se lá voltares, me levares... até à pretinha!!!

Lol lol lol

Obrigado pela viagem!!!!!

Paz e Amor!!!

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!!!!

1:30 da manhã  
Blogger Fortunata Godinho said...

Adorei o relato. Adorei já S. Tomé sem lá ter ido. Adorei África logo da 1ª vez que a visitei. Adorei a simples ideia de lá voltar. Adoraria faze-lo contigo.

9:37 da manhã  
Blogger alice said...

querida sofia,

agradeço imenso as tuas palavras

hoje, não poderia deixar de vir aqui beijar-te pela tua intervenção

um grande bem hajas

honestamente

alice

12:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lembrei-me de uma história a propósito! Vai espreitar o meu blogue!

2:43 da tarde  
Blogger Helder Ribau said...

é bom visitar-te... ler-te

3:40 da tarde  
Blogger Helder Ribau said...

Sofia tambem eu, dedico ao teu tio as este texto.. e as rápidas melhoras... apesar da falta de conhecimento... há o sentimento... as rápidas melhoras...

3:48 da tarde  
Blogger A said...

Fantástico... tive o privilégio de te "acompanhar" nesta viagem... parece que estamos lá sem contudo o estarmos...

Bravo!

E beijos, claro :)

5:31 da tarde  
Blogger Miguel J. T. V. said...

Mas ainda estamos fora????????????

Rica vidinha!!!!!

Também quero!!!!

Cumprimentos!!!

10:50 da tarde  
Blogger Sea said...

Sofia, passei para te deixar um beijo:)

12:15 da manhã  
Blogger Maria Liberdade said...

Quem sabe... se assim for não demores a ir lá procurar o teu coração...

12:01 da tarde  
Blogger alice said...

para ti, com um beijinho:

quando ali me sentava
os anzóis prendiam as sombras da tarde a ganir com o cio
se a água do rio ao menos vazasse a prata sem dor
ou os meus pés fossem canas de pescar sapatos
mas ali sentada diante do nada
era lume brando a cozer traições
e a agonia dos peixes na berma da água
era o fim dos teus olhos a acabar a tarde
se ao menos os barcos passassem de véspera pelas ilusões
ou as redes vazassem sonhos menos fáceis
mas ali sentada com a alma trocada
pescava o diabo e as tentações
ainda que eu cruzasse a solidão entre as pernas
o cio esganava o brilho da prata caído no chão
mesmo que os anzóis mordessem a margem
nunca a rota dos barcos me corrigia a alma
e ali sentada de pernas cruzadas
não tinha calçado nem canas de pesca para a solidão

alice

12:23 da tarde  
Blogger sofyatzi said...

Adorei! Apesar de nunca ter ido a S. Tomé, foi como se tivesse sido transportada até lá.
Voltarei mais vezes ;)

12:42 da tarde  
Blogger Isa e Luis said...

Olá menina viajante, adorei ler-te, não conheço S.Tomé, mas hoje posso dizer que um bocadinho:))


Beijinhos muitos


Isa

6:01 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

Yá SófiA bute lá...lol

- (((ÉpÁ cala-t'ó BÓlice, nhêN, pó caraças, pÁ)))

HumMM!! quem é que anda aqui? @ intÉ

- (((PISGA-TE mas é daqui, pÀ)))

6:45 da tarde  
Blogger martowsky said...

Partilho a mesma emoção e sentimentos acerca de S. Tomé. Desde a primeira vez que fui em 96 não consigo deixar de voltar. mas nunca mais consegui trazer de volta o meu coração... Fica sempre lá à minha espera!

5:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola.
Tive a ler atentamente a tua viagem a S. Tomé. Estive lá em Julho deste ano uma semana. Não estive no ilheu das rolas. Estive uma semana na capital, meio turismo, meio trabalho. Realmente foi uma viagem inesquecivel onde não há nada e tudo para contar. Estive a trabalhar com o João Silva, e estive também na roça dele. Um dia também quero lá voltar. Aquele povo onde há tudo para reconstruir, tudo para aprender, tudo para criar quase do nada, tanta riqueza e tanta pobreza, mas sem fome.

10:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home