quinta-feira, maio 25, 2006

Saber Amar

Uma vez disseram-me “eu não fui feito para amar ou ser amado”. Na altura sem perceber o verdadeiro significado desta declaração disse que eu, por outro lado, tinha sido feita para "amar e não ser amada". São coisas que deixamos sair, que muitas vezes sem pensar nos saem mas que transmitem bem aquilo que sentimos. Creio que muitas das vezes só não as pensamos porque nos fazem verdadeiramente sofrer e preferimos sorrir ao ouvi-las, ou dizer um ou dois disparates.
Na verdade, agora que penso mais friamente sobre essa frase creio que eu, apesar de tudo, tenho que me sentir melhor por amar e não ser amada. Não concebo a minha vida sem amor. Seja lá pelo que for. Mas amor, amor sentido, verdadeiro. E acho que amar nos faz bem. A mim faz-me sentir útil. Acordar de manhã e pensar que existe alguma coisa que me faz mover, ter esperança, alguma alegria. Para mim isso é fundamental!
Claro que existimos sempre nós, e que devemos viver para nós em primeiro lugar, que nos devemos amar acima de qualquer coisa. Nós somos o mais importante, sempre. Mas como com tudo aquilo que temos por certo, isso só não basta. Temos que ter algum “ser” para o qual possamos transferir o nosso amor, a nossa afeição. Para mim só isso me faz dar algum sentido à vida. Mesmo que o nosso amor não seja correspondido é bom amar. É bom manter a esperança, mesmo que ela nunca se concretize, ficar na expectativa de ver acontecer alguma coisa, muitas vezes sem sabermos bem o quê e sorrir quando uma migalha de sol nos cai no colo.
Agora, não amar? Não sentir vocação para? Não se sentir capaz de? Não concebo. E deve ser muito pior, muito mais triste. Deve doer muito mais. E claro, quem não é capaz de amar não se sente preparado para ser amado. Daí ter entendido perfeitamente o sentido da frase “não ser feito para amar ou ser amado”.
Isto fez-me lembrar uma definição de solidão que li no blog do VítorSolidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma.” Creio que só alguém que sofra de solidão poderá dizer que não sabe amar!

(E por isso mesmo estou a pensar em comprar um Papagaio para me fazer companhia. O que acham?)

24 Comments:

Blogger sofyatzi said...

Penso que a vida seria muito triste se não amassemos. Não apenas pessoas, mas lugares, coisas. Temos de têr amor por algo, ou então a nossa vida será muito vazia.Amor por nós, principalmente!
Se amamos alguém e não somos correspondidos, que importa...o sentimento em si é tão lindo, tão belo, tão puro...
Quem é que pode dizer que não é bom aquele nó no estômago quando amamos alguém, o nervosismo...E quando esse amor é correspondido, então aí...ai é o êxtase!
Podemos amar um lugar, um sítio, onde nos sentimos bem quando estamos tristes, ou quando estamos felizes, onde nos refugiamos, ou levamos alguém que para nós é especial e com quem queremos partilhar esse lugar.
Podemos amar uma coisa, um objecto que nos faz lembrar como fomos felizes em criança, ou que nos faz lembrar o dia em que acábamos o curos, ou etc...
Agora...não amar? Penso ser impossivel viver sem esse sentimento tão nobre, tão puro, tão lindo!!!

10:18 da manhã  
Blogger DIV de divertida said...

Pois não concordo contigo.
Amar sem ser amado!? NUNCA! e a dor? a rejeição? a auto-estima? o perder tempo a pensar em quem não merece?
Amar, sim, mas apenas se formos correspondidas. e.... com cautelas...
Não há pior dor do que a de amor.
É certo que nunca niguém morreu por causa da questão, mas custa que se farta!
Sinceramente dispenso.

O amor pela família, pelos filhos, pelos amigos, esse venha em toneladas!!!!
Sem o doce saber da ternura deles não sei viver.

12:03 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

LOL... sei ser papagaiO! Queres veR? (brincadeira)

Como é bonito este vosso amoR!!! =)

intÉ SófiA

12:27 da tarde  
Blogger sofyatzi said...

Também te linkei ;)

Bjs.

12:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem diz uma coisa dessas, "não ter sido feito para amar ou para ser amado", está a fugir de alguma coisa ou tem medo de viver...

Que seria de nós se não amássemos ou não fossemos amados? Começa com o amor dos pais e pelos pais. Consoante tenha sido esse começo, assim desenvolvemos a nossa capacidade de interacção com os outros (animais incluidos) e a capacidade e necessidade de os amar e ser amados por eles.

O homem não é uma ilha...

2:16 da tarde  
Blogger alice said...

boa tarde, sofia ;)

eu sou mais canina...

os papagaios são giros

mas os cães são amigos

um grande beijinho,

alice

3:02 da tarde  
Blogger Sea said...

Oh Sofia... Eu diria que quem sofre de solidão, não consegue é ver amor em lado nenhum. Solidão não rima com amor.
Devemos manter o nosso coração sempre receptivo a que permitir que le chegue, devagarinho e preencha os espaços em branco. Acredito nisso. Sempre, por mais que alguns dias custem.
Um beijo grande e muita força tb para ti :)

5:48 da tarde  
Blogger escorpiaotinhoso said...

Sofia,

Amar é um verbo obrigatória. Melhor ainda se tiver uma volta na ponta. Porque o amor deve ser contagioso... Agora, aplicar apenas em criaturas ou coisas dignas de tal... Amar o seu próprio umbigo ou o saldo bancário acima de tudo é uma perversão...

ET

2:41 da manhã  
Blogger Alberto Oliveira said...

... há frases feitas que não deviam existir; pelo seu negativismo, pelo seu vazio de sentido...

Mas tu deste a volta a essa.

Um papagaio?! Mesmo um animal desses, pode corresponder ao teu amor por ele... E depois?; dás-lhe uma tampa?! "que não era bem esse o perfil do teu príncipe encantado"?. Olha que dá uma coisa má ao animal...


Beijos e óptimo fim de semana!

12:40 da tarde  
Blogger Rui said...

Nós não nos conseguimos perder de nós mesmos para ser isso a solidão. quem se perde de si não sabe o que é a solidão.
Talvez seja quando nos perdemos dentro de nós mesmos - talvez.

Solidão é algo a que não nos podemos habituar. À falta de amor também não. Não nos queremos resignados.

1:40 da tarde  
Blogger A said...

Um papagaio???
lol

Não compres um papagaio; há tanta gente no mundo a quem amar! Faz-me um bocado de impressão aquelas pessoas que tratam os animais de estimação como pessoas... tenho uma amiga que trata a cadela melhor que o irmão... adiante.
O amor induz-se sempre num certo retorno. E surge qdo menos esperamos...

Magnífico post. Haja amor!

Love Love Love...

Beijinhos

2:01 da tarde  
Blogger Proud Bookaholic Girl said...

Olá... Grande post! Eu já pensei isso. Não acho que (como alguns comentários aqui foram nesse sentido) quem diga isso, o diga com orgulho ou que fique feliz por não ter sido feito para amar ou ser amado. Acredito que isso seja dito com resignação, com tristeza até. Sei bem do que falo, eu também achava há uns tempos que não tinha sido feita para amar, óbvio que pensava isto por variados e bem fundamentados motivos. No entanto, nem sempre o que pensamos se confirma e ainda bem para mim que não se confirmou!! Gostei do blog!

3:45 da tarde  
Blogger alice said...

adivinhaste que eu estava no teu blog, sofia?

acabei de chegar e assim que vou para começar a escrever, recebo o teu comentário no meu blog

és uma querida ;)

bom fim de semana

um beijinho enorme

alice

9:48 da tarde  
Blogger Paula NoGuerra said...

Houve alguém que disse:
"O amor infantil segue o princípio: eu amo porque sou amado. O amor
maduro segue o princípio: sou amado porque amo". Erich Fromm,
E eu concordo plenamente!
Bjs
Pa********

11:55 da tarde  
Blogger Tânia Magalhães said...

Prima, é como dizes! Ser humano que o é ama e tem necessidade de transferir esse seu amor. A família está sempre receptiva a amar-nos e a receber o nosso amor. O sangue que nos corre nas veias aprecia esse amor mas sabe que tem mais para dar e receber. Eu comecei por um bonsai, depois chegaram o Dinis e o Tobias, agora vou partir para o voluntariado nos Médicos do Mundo, depois ainda não sei...

10:57 da manhã  
Blogger Sea said...

Um beijo Sofia e uma óptima semana.

10:22 da manhã  
Blogger Isa e Luis said...

Olá menina,
bom texto, amei de verdade.

O amor é um sentimento que nos dá coragem para a luta diaria.


Jinhos fofos

Isa

4:13 da tarde  
Blogger nunocavaco said...

Ninguém sabe amar, o amor sente-se e cada um à sua maneira, o dar de uma forma ou de outra, não deixa de ser dar e o receber também.

4:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Saber amar é saber viver, saber viver é saber amar
Sorrisos smempre né?
Beijos para ti

5:49 da tarde  
Blogger Miguel J. T. V. said...

Pois, concordo contigo, reforço-te dizendo... Ser e Amar em relação, é aqui que reside o sentido deles, e quem não sái de si.... não sái da solidão, do narcisismo, etc!

Bom teres regressado das viagens.

Lool

Cumprimentos

10:25 da tarde  
Blogger Miguel J. T. V. said...

Pois, concordo contigo, reforço-te dizendo... Ser e Amar em relação, é aqui que reside o sentido deles, e quem não sái de si.... não sái da solidão, do narcisismo, etc!

Bom teres regressado das viagens.

Lool

Cumprimentos

10:25 da tarde  
Blogger Vítor Vilar said...

Olá Sofia,

Concordo plenamente contigo, mas parece haver um caminho que passa pela transferência do amor não para uma pessoa mas para todas. A compaixão por todos como se de nossas mães se tratassem parece ser o unico caminho que se furta aos venenos do espirito. Sim, é bom amar Sofia e é optimo difrutar dessas pequenas coisas. Eu tenho saudades delas todas também, mas agora temos de nos re-inventar e isso é o que doí mais, saber por exemplo que não há uma segunda oportunidade para uma primeira impressão.

Um beijo grande para ti, obrigado pelas visitas e peço-te desculpa por nem sempre ter tempo de te ler convenientemente. Mas não deixa de ser um prazer.

Obrigado pela referência no post.

6:51 da tarde  
Blogger Maria Liberdade said...

Pois eu confesso que depois de umas desilusões na juventude :), me tornei "egoista" e só concebo amar se for amada. E muito.

Há que dar, mas tb há que receber. E equilibrar a balança se a notarmos desiquilibrada.

12:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom Dia Sofia....

"Amar", pois é ....é para mim o sentimento mais bonito e profundo do Mundo....É muito Bom sentir que somos amados, mas sentir que amamos no nosso coração é algo puro, verdadeiro e sincero impossível de ser substituído.

Parabéns....

Até logo, já sabes....o nosso treino
Bjs

8:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home